Implicações de uma perspectiva discursiva para a construção de uma metodologia de análise das práticas linguageiras
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v15i29.33082Mots-clés:
Análise do Discurso, negação polêmica, práticas linguageiras, implicações teórico-metodológicas, educação de surdos.Résumé
Este artigo apresenta a construção de uma metodologia de análise que procurou investigar em que medida os debates acerca da educação bilíngue para surdos no Brasil ao longo da década de 1990, momento em que ganhavam visibilidade no país, reproduziam controvérsias clássicas da área da surdez. A perspectiva teórica adotada foi a da Análise do Discurso de base enunciativa, com ênfase nas reflexões de Maingueneau. O trabalho destaca que a metodologia norteadora de uma pesquisa assentada em bases de ordem discursiva encontra-se em estreita interlocução com o quadro teórico e com o tipo de práticas linguageiras que se deseja investigar. Como resultados principais desta investigação, estão os seguintes elementos: relação entre a delimitação do corpus e saberes do pesquisador acerca do universo pesquisado; eleição de marcas linguísticas como apoio à delimitação de um corpus; especificação do quadro teórico adotado para o tratamento de enunciados de interesse, neste caso, enunciados negativos de caráter polêmico (DUCROT); problematização do quadro teórico adotado.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.