Leitura na internet: o (entre)cruzamento de dizeres e de subjetividades

Auteurs

  • Fernanda Correa Silveira Galli Centro Universitário do Rio Preto

Mots-clés:

Leitura. Discurso. (Hiper)texto. Representação

Résumé

Partindo de questões como: i) quais as mudanças na prática da leitura do texto-papel para a leitura do texto-tela?; ii) quais os efeitos do imaginário, em relação à leitura de (hiper)textos, na constituição do aluno-leitor?; dentre outras, meu objetivo, com este trabalho, é expor as representações sobre a leitura na internet, a partir de relatos escritos por alunos de três cursos de licenciatura (Ciências Biológicas, Matemática, Pedagogia). Do ponto de vista teórico da Análise do Discurso, a abordagem que aqui proponho traz à baila a (re)constituição do sujeito-aluno-leitor, que se dá no movimento e aponta dizeres que se estabelecem entre o “velho” e o “novo”.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Biographie de l'auteur

Fernanda Correa Silveira Galli, Centro Universitário do Rio Preto

Graduada em Letras pela UNESP/Assis, onde também obteve o título de mestre em Letras - área de Filologia e Linguística Portuguesa. Doutora em Linguística Aplicada pela Unicamp, com estágio-sanduíche na FPCE (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação) da Universidade de Lisboa (2007). É professora visitante do Centro Universitário do Rio Preto, pesquisando principalmente os seguintes temas: leitura, discurso, internet, identidade e subjetividade. Tem publicado artigos em periódicos e capítulos de livro no âmbito dos referidos temas.

##submission.downloads##

Publiée

2009-12-30

Numéro

Rubrique

Artigos de Linguagem