Tirando os véus, velando o outro: Bakhtin e os diálogos multiculturais contemporâneos

Auteurs

  • Valéria Rosito Ferreira ISERJ

Mots-clés:

Linguagem cinematográfica. Multiculturalismo. Polifonia. Mikhail Bakhtin. A Maçã

Résumé

Este artigo articula considerações clássicas de Mikhail Bakhtin em torno do conceito de polifonia, formuladas na primeira metade do século XX, à crítica cultural contemporânea. A revisitação da tradição crítica inaugurada pelo teórico russo e cara aos estudiosos de Teoria da Literatura, de Sociolingüística, de História Cultural, dentre outros, prova-se extremamente fértil hoje. Trocas simbólicas mais complexas e céleres confundem lugares de enunciação nos conflitos ou negociações identitárias locais e globais. Se crescentes coproduções cinematográficas prestam testemunho temático e econômico à intensificação do trânsito e das parcerias multiculturais, expressos pela emergência das ‘vozes de dentro’ e/ou auto-representações, por outro lado deixam transparecer certa dificuldade em elaborar perguntas produtivas sobre possibilidades concretas de diálogo inter/ multicultural. Dicotomias simplistas e longevas entre o novo e o velho ou maniqueísmos mais perversos que lhes façam corresponder o bem e o mal parecem contribuir antes para a univocidade que para a tensão polifônica, como descrita por Bakhtin. Nosso trabalho específico configura-se pelo exame da linguagem cinematográfica de A Maçã, de Samira Makhmalbaf, de 1998. Procuramos compor nosso objeto sobre uma base descritiva articulada entre o iconográfico e o verbal, procedendo à visão de mundo mais ampla, subjacente a este “bem cultural” franco-iraniano.

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Biographie de l'auteur

Valéria Rosito Ferreira, ISERJ

Possui mestrado em Estudos Literários pela State University of New York at Buffalo (1982) e doutorado em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professora concursada de Língua Portuguesa e Literaturas do Curso Normal Superior do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro. Lecionou Teoria da Literatura na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Suas pesquisas contemplam regimes visuais de produção de sentido e suas interfaces com a produção literária. Sua prática docente e publicações privilegiam Estudos Subalternos, Literatura Brasileira e Linguagem Cinematográfica

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Publiée

2007-12-30

Numéro

Rubrique

Artigos de Linguagem