A semiótica tensiva e o 'nouveau roman' de Nathalie Sarraute

Auteurs

  • Renata Mancini UFF

Mots-clés:

Semiótica francesa. Tensividade. Ritmo. Enunciação. Literatura contemporânea

Résumé

Entre os vários desenvolvimentos da semiótica greimasiana nos anos recentes, os trabalhos de Claude Zilberberg e Jacques Fontanille têm se caracterizado pela tentativa de criação de um quadro teórico que possa abrigar os elementos sensíveis que participam da geração de sentido do texto. Nessa nova vertente teórica – conhecida como semiótica tensiva –, conteúdos sensíveis são cifrados em termos de categorias contínuas, como andamento, tonicidade, intensidade etc., de onde se abre a possibilidade de tratar o texto enquanto processo. Embora esse novo quadro teórico nada altere o procedimento clássico de análise, ele se mostra particularmente produtivo no tratamento de textos contemporâneos, que trazem como uma de suas marcas a manipulação sensível do enunciatário. A obra da escritora francesa Nathalie Sarraute é um bom exemplo disso. No presente ensaio, propomos uma análise de “Je ne comprends pas” (em L’usage de la parole, 1980), em que enunciador e enunciatário são deslocados de sua posição “clássica” e passam a interagir em primeiro plano. Mostraremos que essa estratégia de construção do texto resulta de um certo embaralhamento de vozes dos actantes discursivos (enunciador/enunciatário, narrador/narratário, interlocutor/interlocutário), de modo a fazê-los compartilhar de um mesmo ritmo do conteúdo. Daí o efeito de sentido de obra que não pede apenas para ser compreendida, mas, sobretudo, para ser “vivenciada”.

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Biographie de l'auteur

Renata Mancini, UFF

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Rutgers University (1995), mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é Professora da Universidade Federal Fluminense, onde ministra disciplinas de Lingüística e desenvolve pesquisa na área de Semiótica aplicada à canção brasileira, à linguagem cinematográfica e à publicidade.

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Publiée

2007-12-30

Numéro

Rubrique

Artigos de Linguagem