Mudança no sistema verbal do português: as variantes do futuro do pretérito e a questão da gramaticalização
Mots-clés:
mudança lingüística, gramaticalização, verbos auxiliaresRésumé
Estudos recentes têm abordado a gramaticalização do verbo ir/movimento em verbo auxiliar. O presente artigo mostra que no português brasileiro este auxiliar não ocorre somente na expressão do futuro, mas em variação com o futuro do pretérito, e que o uso da perífrase verbal com ir vem se mostrando crescente. Até a primeira metade do século XX, este auxiliar concorria com outro, haver de, neste contexto de variação. O artigo apresenta também matizes semânticos diversos de cada um dos referidos auxiliares, o que demonstra os diferentes níveis semânticos da mesma forma lingüística em processo de gramaticalização. Os dados da análise foram obtidos através de um estudo de mudança em tempo real de longa duração (amostra de peças teatrais).##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.