Uma perspectiva dialógica de teoria, método e análise
Mots-clés:
dialogismo, autoria, BakhtinRésumé
O objetivo deste texto é apresentar alguns aspectos do pensamento bakhtiniano, ou seja, dos trabalhos desenvolvidos por Mikhail Bakhtin (1875-1975) e seu Círculo (notadamente V.N. Voloshinov e P.N. Medvedev) que apontam para uma perspectiva dialógica de teoria e de método. Essa perspectiva, assim como a idéia de círculo e de autoria/autorias, ganha força a partir da década de 1990, momento em que as obras, descobertas, redescobertas e traduzidas, oferecem uma dimensão ética e estética de concepção e abordagem das linguagens. O conjunto das obras, seja qual for a assinatura (Bakhtin, Bakhtin/ Voloshinov, Medvedev), exibe o engajamento da pesquisa e do ser humano diante da responsabilidade do viver. Neste trabalho, servem de exemplo as obras Marxismo e filosofia da linguagem (1929), assinada Voloshinov, e Problemas da poética de Dostoiévski (1929/ 1963), assinada Bakhtin.##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.