A arte de vestir africanamente brancos manequins

Auteurs

  • Laura Cavalcante Padilha UFF

Mots-clés:

romance africano, fronteiras do gênero, negociações de sentido, Manuel Rui, Paulina Chiziane

Résumé

O artigo analisa o processo de atravessamento de formas de representação dos textos orais no corpo letrado de romances angolanos e moçambicanos contemporâneos, processo pelo qual o referido corpo acaba por cobrir-se de uma outra roupagem distinta daquela com que a ocidentalidade sempre o vestira, como se faz com um manequim. Por outro lado, a leitura tenta surpreender, no traçado diegético de tais produções, de que modo o imaginário dos romancistas reforça seus referentes simbólico-culturais, sem, no entanto, deixar de lado a herança branco-ocidental. Os romances O manequim e o piano de Manuel Rui (2005) e O sétimo juramento de Paulina Chiziane (2000) servem de base paradigmática para a leitura.

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Biographie de l'auteur

Laura Cavalcante Padilha, UFF

Doutora em Letras, professora de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa da Universidade Federal Fluminense Pesquisador - nível1B do CNPq. Coordenadora do NEPA (Núcleo de Estudos das Literaturas Portuguesa e Africanas) da Universidade Federal Fluminense. Membro do Conselho do Centro de Estudos Afro-Asiáticos do Centro Universitário Cândido Mendes (RJ-Brasil). Publicou Entre voz e letra: o lugar da ancestralidade na ficção angolana do século XX. (Prêmio Mário de Andrade de melhor ensaio literário, conferido pela Biblioteca Nacional-RJ, 1995), Novos pactos, outras ficções: ensaios sobre literaturas luso-afro-brasileiras (2002). Autora de mais de 30 ensaios e/ou artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, além de capítulos de livros e comunicações, perfazendo mais de 100 textos científicos.

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Publiée

2005-12-30

Numéro

Rubrique

Artigos de Literatura