PARA UMA ABORDAGEM SÓCIO-HISTÓRICA DA RELAÇÃO ENTRE AS NOÇÕES DE GÊNERO DO DISCURSO E DE TIPO DO DISCURSO
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v20i38.33299Mots-clés:
tipos de discurso, gêneros do discurso, abordagem discursiva.Résumé
Este trabalho apresenta uma abordagem para o estudo da relação entre gêneros do discurso e tipos do discurso. A abordagem parte da hipótese de que essas noções são de tal modo imbricadas que cada gênero possui tipos específicos. Para verificar a validade e o alcance dessa hipótese, este trabalho procura, inicialmente, fornecer evidências de que as teorias que concebem os tipos e as sequências como esquemas (linguísticos ou referenciais) universais não resistem à análise de uma sequência narrativa simples. Após evidenciar a inconsistência dessas teorias, proponho, em seguida, a abordagem mencionada, que tem como objetivos contornar os problemas inerentes a elas e permitir elucidar aspectos ainda desconhecidos do funcionamento dos gêneros e do modo como deles nos valemos para alcançar fins específicos.##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.