Postcolonialité, exil et transmigrance des littératures et cultures francophones
Mots-clés:
littératures francofones/literaturas francófonas, postcolonialité/pós-colonialismo, migration/migração, exil/exílio, diasporisation/diáspora, transmigrance/"transmigrância".Résumé
Cet article fait une relecture de l'histoire des littératures postcoloniales de langue française dans le cadre plus général de la transnationalité fondamentalement exprimée par l'émergence et l'affirmation des "ecritures migrantes" comme site priviligié de la culture mondiale dont la postcolonialité n'est peut-être qu'une des dimensions. Pour ce faire, il s'agit d'examiner les modalités selon lesquelles se fait, historiquement et culturellement, cette inscription du postcolonial dans le phénomène de plus en plus véritablement universel de la "migritude", de l' "identité immigrée" selon le terme de Marco Micone.
---------------------------------------------------------------------------------
Pós-colonialidade, exílio e transmigração das literaturas e culturas francófonos
Este artigo faz uma releitura da história das literaturas pós-coloniais de língua francesa no âmbito mais geral da transnacionalidade que se expressa fundamentalmente pela emergência e afirmação das "escrituras migrantes" como sítio privilegiado da cultura mundial, da qual o pós-colonialismo é talvez apenas uma das dimensões. Para tanto, cabe examinar as modalidades pelas quais o pós-colonial se inscreve, histórica e culturalmente, no fenômeno cada vez mais verdadeiramente universal da "migritude", da "identidade imigrada", segundo expressão de Marco Micone.
---
Artigo em francês
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.