Dois Guillermos, várias fronteiras: performances de identidade transnacional em Guillermo Verdecchia e Guillermo Gómez-Peña
Mots-clés:
arte performática, sujeitos diaspóricos, identidades políticas interamericanasRésumé
Através do diálogo (muitas vezes implícito) com textos críticos que problematizam construções identitárias latino-americanas e Latinas como sendo fluidas entre si, este ensaio analisa a representação de identidades americanas fronteiriças, ou em trânsito, por parte de dois intelectuais que optam por identificar-se tanto como latino-americanos exilados quanta Latinos: os autores e atores performáticos Guillermo Gómez-Peña, mexicano assumidamente "chicanizado"; e Guillermo Verdecchia, canadense de origem argentina. Buscarei argumentar, ao longo deste trabalho, que a categoria Latino serve aos propósitos políticos dos artistas, em cujas performances "identidade" e uma forma de identificação informada por um vasto repertório de americanidades múltiplas, e em constante negociação.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.