Recuperando o amor com as crônicas de Rubem Braga
Mots-clés:
Rubem Braga, crônica, memoria, amorRésumé
Este trabalho consiste numa iniciativa de valorizar o estudo da crônica, através de um exercício especifico de análise, em contraste com as práticas mais comuns na abordagem do gênero concentradas sobretudo em considerações teóricas. O texto pretende, assim, examinar a memória como recurso que focaliza a temática amorosa em crônicas de Rubem Braga que apresentam experiências e/ou recordações felizes. A análise é orientada por questionamentos como: as peculiaridades e as fronteiras do gênero, no que diz respeito à valorização de aspectos prosaicos e às inflexões líricas e narrativas; as referências ao amor enquanto tema capaz de suscitar ou evitar um discurso grandiloquente; o peso das influências românticas e modernistas em confissões amorosas que resgatam o tema como uma experiência positiva; a caracterização do eu das crônicas ora como homem romântico ora como alguém sintonizado com os novos padrões de intimidade; e o papel da memória frente as configurações sociais do passado e do presente.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.