LEITORES-NAVEGANTES DE TEXTOS E HIPERTEXTOS DA LITERATURA

Auteurs

  • Paula Tatianne Carréra Szundy Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Luciana Marino Nascimento Universidade Federal do Rio de Janeiro

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v21i40.33388

Mots-clés:

leitores-navegantes, hipertextos, ciberpoemas, multiletramentos

Résumé

O presente artigo propõe-se a refletir sobre práticas de leitura de textos literários ressignificadas na web de forma a criar inteligibilidade sobre os (multi)letramentos da esfera literária com os quais leitores contemporâneos se engajam no mundo virtual. Para compreender essas práticas, recorremos a constructos sobre leitura e leitores literários (CERTEAU, 1994; CHARTIER, 1998; BARTHES, 1987), sobre a leitura na Internet (BRAGA, 2005; COSTA, 2009), sobre (multi)letramentos (COPE, KALANTZIS et al, 2000; ROJO, 2012, 2013) e às concepções de dialogismo, gêneros do discurso e hibridismo desenhadas pelo Círculo de Bakhtin (VOLOSHINOV, 1929 [1999]; BAKHTIN, 1953 [2011]). De forma a (re)pensar sobre como leitores navegantes de textos e hipertextos (re/des)constroem sentidos de textos literários na Internet, tomamos práticas de (multi)letramentos com ciberpoemas no site ciberpoesia.com.br como objeto de análise.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Paula Tatianne Carréra Szundy, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada em Letras - Faculdades Integradas Teresa D'ávilla (1995), mestre em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Letras Anglo-Germânicas, professora permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro e presidente da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (biênio 2016-2017). Também foi presidente da ALAB no biênio 2010-2011. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em formação de professores e seus interesses de pesquisa incluem: ensino-aprendizagem de línguas adicionais, formação de professores, gêneros discursivos e ensino, práticas de letramentos no ensino básico e/ou superior.

Luciana Marino Nascimento, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Docente de Teoria Literaria do Departamento de Ciência da Literatura da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduacão em Linguística Aplicada. Universidade Federal do Rio de  Janeiro. Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ2) do CNPq- Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico.Doutora em Teoria e História Literária pela UNICAMP.

##submission.downloads##

Publiée

2016-07-01

Numéro

Rubrique

Artigos de Linguagem