Coutin e Manuelzin: algumas reflexões desentranhadas da correspondência entre Manuel Bandeira e Ribeiro Couto
Mots-clés:
Manuel Bandeira, Ribeiro Couto, correspondência, modernismo.Résumé
As cartas entre escritores fazem parte daquele acervo de documentos, à margem da obra acabada, que subsidiariam as análises nas quais se privilegia o ato de criação e o fazer literário. Seriam parte de uma arqueologia que procura reconstituir o ato de criação; que busca colocá-lo "em presença", vivo nas suas hesitações, dispersão e precariedade. Examinando o conjunto dessas 188 cartas entre os dois poetas e amigos, o artigo pretende "desentranhar" - para usar uma expressão cara a Bandeira - alguns elementos que possam servir para identificar as motivações e a situação intelectual dos correspondentes, como criadores ou como personagens da literatura e do seu tempo.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.