Intriga e narrativa. Duas operações da imaginação social
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v21i41.33414Mots-clés:
Intriga, narrativa, imaginação social.Résumé
Neste artigo, examinamos a hipótese de que a narrativa e a intriga devem ser entendidas como dois conceitos diferentes no interior da teoria narrativa contemporânea. O argumento principal para sustentar essa distinção consiste na ideia de que tanto a narrativa quanto a intriga são operações cognitivas com fins específicos para diversas atividades humanas, especialmente, para a imaginação social. Tal distinção, aparentemente óbvia, é largamente negligenciada nas várias correntes atuais da teoria social que fazem uso do termo narrativa. Ao fazer isso, essas correntes limitam a análise dos potenciais cognitivos desse dispositivo do discurso. Com base nesse argumento, definiremos brevemente, em um primeiro momento, os conceitos de intriga e narrativa e, em segundo lugar, faremos uma discussão a respeito do retorno dos conceitos de estrutura e de sistema nos estudos da narrativa. Posteriormente, desenvolveremos algumas hipóteses sobre os aspectos cognitivos ativados pela construção da intriga e da narrativa. Finalmente, apresentaremos os vários aspectos da imaginação social nos quais os dois conceitos podem ser aplicados.##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.