NARRATIVAS DE IDENTIDADE: AS ‘COMING OUT STORIES’ COMO UM DISCURSO DE RESISTÊNCIA

Auteurs

  • Anna Elizabeth Balocco UERJ

Mots-clés:

Identidade. Discurso. Homoerotismo

Résumé

O gênero coming out stories representa uma "narrativa de transgressão" (CALDAS-COULTHARD, 1996, p. 256), associadas a afirmação pública de uma identidade sexual que, para muitos ainda, é vista como transgressora (GIDDENS, 1992, p. 23). Por outro lado, o gênero constrói um novo sujeito do discurso, ao codificar um conjunto de práticas sociais através das quais o sujeito homoerótico se representa para si próprio e para outros. Nesta pesquisa, apresento uma análise de depoimentos publicados na Revista Época, que fazem parte de uma matéria de capa, intitulada "As homossexuais brasileiras ocupam espaço público e afirmam sua orientação sexual com dignidade". Meu argumento principal é o de que o padrão de articulação de discursos (CHOULIARAKI; FAIRCLOLlGH, 1999, p. 58) nas narrativas analisadas inscreve essas mulheres como o Outro de discursos hegemônicos sobre o gênero e sobre a orientação sexual. No entanto, embora elas sejam inscritas duplamente, suas narrativas representam um desafio às fronteiras demarcadas por "discursos competentes" (CHAUL 2000, p. 7), constituídos para apagar as diferenças culturais, étnicas, linguísticas, de gênero ou de orientação sexual.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Biographie de l'auteur

Anna Elizabeth Balocco, UERJ

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é Professora Adjunta de Língua Inglesa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Docente no Curso de Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa da mesma instituição. Autora de capítulos de livros e artigos publicados em revistas especializadas, trabalha com a Analise Critica do Discurso e, atualmente, dedica-se à investigação da dimensão discursiva de processos indenitários em narrativas ficcionais e não-ficcionais.

##submission.downloads##

Publiée

2004-06-19

Numéro

Rubrique

Artigos de Linguagem