Políticas Linguísticas na cidade de Itaiópolis-SC: relações entre língua e identidade
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v22i42.33467Mots-clés:
Identidade. Língua polonesa. Políticas linguísticas.Résumé
Este artigo propõe problematizar políticas linguísticas relacionadas à manutenção do uso da língua de imigração polonesa no município de Itaiópolis - Santa Catarina, o qual contou com significava imigração dessa etnia, de modo a discutir a relação entre políticas linguísticas in vivo e in vitro (CALVET, 2007), bem como a relação que pode ser estabelecida entre língua e identidade. Para isso, são apresentadas falas de membros da comunidade, tidos nessa pesquisa como agentes de políticas linguísticas. Ressaltamos que a maioria dos participantes da pesquisa é vinculada a algum projeto voltado à manutenção da língua e da cultura de imigração, entre os quais destacamos um projeto da Igreja Católica do município que visa a oferecer aula de língua polonesa à comunidade e outro projeto desenvolvido em uma escola estadual que objetiva fornecer possibilidades de os alunos entrarem em contato com a língua e com a cultura polonesa por meio do contato com falantes nativos da Polônia. Como resultados, destacamos que foi possível perceber que as esferas de gestão in vivo e in vitro se relacionam de forma bastante marcada. Além disso, em relação à questão identitária, percebemos que esta pode ser considerada a principal força que move esses agentes de políticas linguísticas.
---
DOI: http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.2017n42a864
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.