Interfaces entre práticas de linguagem e políticas linguísticas: diglossia, crioulidade e ensino de línguas crioulas nas Antilhas francesas

Auteurs

  • Vanessa Massoni da Rocha Universidade Federal Fluminense

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https://doi.org/10.22409/gragoata.v22i42.33471

Mots-clés:

Políticas públicas. Pós-colonialidade. Práticas linguísticas. Crioulidade. Línguas em contato.

Résumé

Neste artigo buscamos analisar os contextos pedagógicos de ensino/aprendizagem das línguas crioulas nos departamentos ultramarinos franceses de Martinica e Guadalupe. Nossas análises se organizam em três eixos que articulam línguas, ensino e culturas literárias. De início, examinamos as diretrizes pedagógicas da Educação nacional francesa para compreender as políticas públicas de ensino das línguas crioulas nas ilhas caribenhas a partir da departamentalização (1946). Em seguida, privilegiamos a importância das línguas crioulas na formação identitária dos povos insulares e na plenitude de suas cidadanias. Por fim, pretendemos observar como a literatura se tornou espaço de tomada de consciência e de questionamento dos rumos identitários, sociais, políticos e culturais na pós-colonização. Neste contexto, muitos escritores caribenhos acolhem em suas produções o ambiente escolar e suas facetas. Trata-se de denunciar escolas dissociadas da realidade crioula e reivindicar um espaço escolar capaz de privilegiar as artes de dizer e viver da crioulidade.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.2017n42a867

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Biographie de l'auteur

Vanessa Massoni da Rocha, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Estudos de Literatura na UFF. Mestre em Literaturas francófonas na canadense Nancy Huston. Professora de Língua Francesa e de Literaturas Francófonas nos programas de Graduação em Letras e de Pós-Graduação Lato sensu na UFF. Atualmente desenvolve pesquisas sobre a memória (pós)colonial nas Antilhas francesas a partir, sobretudo, de narrativas de Simone Schwarz-Bart et de Raphaël Confiant. 

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Publiée

2017-07-13