Os escritores românticos brasileiros e a tendência nacional-descritiva na literatura do século XIX
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v22i43.33488Mots-clés:
Ferdinand Denis. História da Literatura Brasileira. Romantismo.Résumé
A literatura romântica brasileira surgiu num momento de afirmação nacional e sob o influxo das ideias do francês Ferdinand Denis, autor da primeira história literária brasileira, publicada em 1826, na qual propôs à recém-fundada nação uma poética voltada para a representação da natureza tropical como índice de originalidade e nacionalidade. Considerando o pioneirismo de Denis em nosso movimento romântico, propomos, neste artigo, estudar as referências diretas e indiretas à proposta do francês nas obras e textos de importantes nomes da literatura brasileira ao longo do século XIX. Buscamos, para além das reverberações da proposta de Denis, apontar como nossos escritores adaptaram os ideais do francês para o contexto histórico-social brasileiro, assim como mostrar a reação de alguns autores que se colocaram contra essa vertente nacional-descritiva que norteou boa parte da produção literária brasileira ro mântica, inclusive na crítica e historiografia literária.
---
DOI: http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.2017n43a772.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.