Poesia, canção e mídia - os especialistas em Letras e a Poesia que está no ar

Auteurs

  • Cláudia Neiva de Matos UFF / PUC-Rio

Mots-clés:

poesia, canção popular, mediatização.

Résumé

A canção popular mediatizada instaura na atualidade uma nova situação comunicativa e uma nova configuração do discurso poético. Operando transformações e deslocamentos nas categorias de criação erudita e popular, alta e baixa culturas, escrita e oralidade, literatura e folclore, a canção veiculada pela mídia sonora de massas subverte essas clivagens historicamente constituídas. Em sua linguagem compósita, as artes da palavra, da música e da voz interagem entre si e com as tecnologias de comunicação, conduzindo a repensar os processos de circulação semiótica e o próprio caráter e conformação do discurso poético contemporâneo. Esse quadro de estudos é enriquecido por uma nova compreensão das relações entre texto e contexto, e por elaborações conceituais interdisciplinares como a suscitada pela noção de performance.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Biographie de l'auteur

Cláudia Neiva de Matos, UFF / PUC-Rio

Doutora em Letras, lecionou na UFF e na PUC-RJ. Publicou, além de ensaios em várias coletâneas e revistas especializadas, os livros: Acertei no milhar: samba e malandragem no tempo de Getúlio (1982), Gentis guerreiros: o indianismo de Gonçalves Dias (1988), A poesia popular na República das Letras: Sílvio Romero folclorista (1994); como organizadora e co-organizadora, Antologia da Floresta: literatura selecionada e ilustrada pelos professores indígenas do Acre (1997), Poesia hoje (1998), Ao encontro da palavra cantada: poesia, música e voz (2001).

##submission.downloads##

Publiée

2016-10-08

Numéro

Rubrique

Artigos de Literatura