Do signo ao texto, da língua ao discurso: de Saussure a Charaudeau
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v22i44.33551Mots-clés:
Signo. Língua. Discurso. Leitura.Résumé
do conceito de signo linguístico postulado por Saussure para, a partir dessa abordagem, visitar outras que aprofundaram e ampliaram os estudos do linguista suíço, como as definições arroladas por Hjelmslev, Ullmann e Pottier. Após essa abordagem estruturalista, num segundo momento, busca-se um vínculo entre as ideais de Saussure e as propostas pelo analista do discurso, Patrick Charaudeau, na distinção entre sentido de língua e sentido de discurso. Este estudo é importante, tendo em vista que a problemática envolvendo a leitura de qualquer texto, ou seja, a atividade “da língua ao discurso” passa, inevitavelmente, pela concepção do signo linguístico, que recebe enfoques distintos, em variadas correntes.
---
DOI: http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.2017n44a1002
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.