O ponto de vista do Interacionismo Sociodiscursivo sobre Saussure
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v22i44.33552Mots-clés:
Interacionismo Sociodiscursivo, Saussure, Desenvolvimento humano.Résumé
Passados cem anos da publicação do Curso de Linguística Geral, os estudos linguísticos têm voltado atenção para a importância e a relativa atualidade do pensamento de Ferdinand de Saussure para a consolidação da linguística como ciência e para disciplinas nesse campo científico. Este trabalho, nessa direção, tem o objetivo de apresentar algumas contribuições do pensamento de Saussure para o Interacionismo Sociodiscursivo, especialmente na explicação do desenvolvimento humano. Consiste numa revisão bibliográfica de textos representativos do Interacionismo Sociodiscursivo que tratam da ressignificação e da integração de teses saussurianas a esse quadro teórico. Os textos apontam que há um processo de (re)descoberta de textos fundamentais de Saussure (manuscritos e notas), que, conjuntamente aos já largamente conhecidos, como o Curso de Linguística Geral, têm provocado reavaliações e ampliações de algumas de suas teses, relacionadas à linguística da fala, à língua como sistema social e, sobretudo, ao signo linguístico, suas características e seu papel no desenvolvimento humano nos planos filogenético e ontogenético.
---
DOI: http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.2017n44a1005
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.