O ponto de vista do Interacionismo Sociodiscursivo sobre Saussure

Auteurs

  • Evandro Gonçalves Leite Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Regina Celi Mendes Pereira Universidade Federal da Paraíba – Campus I, João Pessoa
  • Maria do Socorro Maia Fernandes Barbosa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v22i44.33552

Mots-clés:

Interacionismo Sociodiscursivo, Saussure, Desenvolvimento humano.

Résumé

Passados cem anos da publicação do Curso de Linguística Geral, os estudos linguísticos têm voltado atenção para a importância e a relativa atualidade do pensamento de Ferdinand de Saussure para a consolidação da linguística como ciência e para disciplinas nesse campo científico. Este trabalho, nessa direção, tem o objetivo de apresentar algumas contribuições do pensamento de Saussure para o Interacionismo Sociodiscursivo, especialmente na explicação do desenvolvimento humano. Consiste numa revisão bibliográfica de textos representativos do Interacionismo Sociodiscursivo que tratam da ressignificação e da integração de teses saussurianas a esse quadro teórico. Os textos apontam que há um processo de (re)descoberta de textos fundamentais de Saussure (manuscritos e notas), que, conjuntamente aos já largamente conhecidos, como o Curso de Linguística Geral, têm provocado reavaliações e ampliações de algumas de suas teses, relacionadas à linguística da fala, à língua como sistema social e, sobretudo, ao signo linguístico, suas características e seu papel no desenvolvimento humano nos planos filogenético e ontogenético.

 

---

DOI: http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.2017n44a1005

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Evandro Gonçalves Leite, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Professor de Língua Portuguesa e Literatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Pau dos Ferros. Mestre em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Doutorando em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Regina Celi Mendes Pereira, Universidade Federal da Paraíba – Campus I, João Pessoa

Doutora em Letras pela UFPE (2005) e Mestre pela UFPB (1997), onde atua na graduação e na pós-Graduação em Linguística (PROLING/UFPB). É bolsista de produtividade em pesquisa 2 do CNPq, uma das líderes do GELIT/CNPq/PROLING-UFPB, membro do grupo ALTER (USP) e editora da Revista Prolíngua.

Maria do Socorro Maia Fernandes Barbosa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia

Mestre e Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora do Departamento de Letras Estrangeiras do Campus Pau dos Ferros da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, onde atua no curso de Letras, no Programa de Pós-Graduação em Letras e no Programa de Mestrado Profissional em Letras. Pesquisadora do Grupo de Estudos do Discurso (GRED/UERN).

##submission.downloads##

Publiée

2017-12-22