Do signo à construção: o legado saussuriano e as abordagens construcionistas da gramática
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v22i44.33553Mots-clés:
signo linguístico, sistema, construção gramatical, rede construcional, Gramática de Construções.Résumé
A importância das proposições de Ferdinand de Saussure, apresentadas no Curso de Linguística Geral (CLG), para o estabelecimento dos pilares da dita Linguística Moderna é consenso entre os estudiosos da linguagem. Apesar disso, na literatura há pouco ou nenhum reconhecimento dos ecos das reflexões gramaticais do CLG sobre o modelo teórico da Gramática de Construções (GC), desenvolvido nos Estados Unidos no fim do século XX. Tendo isso em vista, este artigo propõe-se a: (i) mostrar de que maneira a GC oferece um caminho eminentemente saussuriano para a superação do hiato deixado pelo CLG no que tange ao tratamento da criatividade sintática e (ii) mais amplamente, avaliar a convergência – e eventuais divergências – entre a GC e o modelo gramatical esboçado no CLG. Espera-se, com isso, contribuir para uma reavaliação da extensão do legado de Saussure sobre a teorização gramatical contemporânea, reconhecendo-o como um (improvável?) antecessor da Gramática de Construções.
---
DOI: http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.2017n44a1022
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.