Texto literário e modos de organização do discurso: uma análise semiolinguística do conto fantástico 'Sonata', de Erico Verissimo

Auteurs

  • Jorge de Azevedo Moreira Colégio Pedro II

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v24i50.34185

Mots-clés:

análise do discurso, semiolinguística, literatura fantástica, Erico Verissimo.

Résumé

Propomos um estudo relacionando as características do gênero literário fantástico aos modos de organização do discurso, de acordo com a teoria semiolinguística de Patrick Charaudeau. Segundo Tzvetan Todorov, o fantástico caracteriza-se pelo efeito de hesitação produzido no texto. Torna-se importante examinar, então, de que modo esse efeito se insere nos modos de organização narrativo e descritivo. Utilizaremos o conto Sonata, de Erico Verissimo, a fim de ilustrar nossas ideias a esse respeito.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Biographie de l'auteur

Jorge de Azevedo Moreira, Colégio Pedro II

Possui graduação em bacharelado em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), graduação em Licenciatura em Letras Português Francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), mestrado em Letras Neolatinas (Língua Francesa e Literaturas de Língua Francesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Como professor de língua portuguesa, trabalhou como substituto da Faculdade de Letras da UFRJ (2003-2004) e como professor efetivo da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro (2005-2007). Como professor de língua francesa atuou em cursos livres (2001-2007). Atualmente é professor de francês do Colégio Pedro II, onde também faz parte do NEFB (Núcleo de Estudos Franco-Brasileiros), inserido na linha de pesquisa Teorias linguísticas e ensino do francês no Brasil. Interessa-se pela pesquisa dos seguintes temas: modos de organização do discurso (descrição, narração e argumentação); persuasão e construção do ethos no discurso; literatura realista e fantástica.

##submission.downloads##

Publiée

2020-01-27