A construção estativa com o verbo ‘ser’

Auteurs

  • José Romerito Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0002-2507-9742
  • Marília Campos Sabino Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v25i52.40820

Mots-clés:

Construção estativa. Verbo ser. Linguística Funcional Centrada no Uso. Gramática de Construções.

Résumé

Neste artigo, temos como objeto de estudo a construção estativa com o verbo ser – CE-Ser. Nosso objetivo é analisar usos dessa construção no português atual considerando o continuum léxico-gramática. Nesse sentido, diferenciamo-nos, sobretudo, de abordagens que tomam o verbo ser como meramente relacional, desprovido de significado. A análise é de natureza qualitativo-interpretativa, fundamentada na Linguística Funcional Centrada no Uso e na Gramática de Construções. Os dados advêm do Corpus Discurso & Gramática (VOTRE; OLIVEIRA, 1995, 1996, 1997, 1998; FURTADO DA CUNHA, 1998) e do Banco Conversacional de Natal (FURTADO DA CUNHA, 2011), compreendendo textos das modalidades falada e escrita. Os resultados apontam que a construção com ser é instanciada por um leque gradiente de microconstruções, as quais se distribuem entre aquelas em que ser é mais lexical e aquelas em que esse verbo tem papel unicamente procedural. Nessa variedade de usos, estão implicados fatores cognitivos e discursivo-pragmáticos como mecanismos motivadores.


##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

José Romerito Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor Associado 2 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É vinculado à Escola de Ciências e Tecnologia (ECT/UFRN), ministrando disciplinas na área de Práticas de Leitura e Escrita, e ao Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL/UFRN), atuando no desenvolvimento e na orientação de pesquisas em Linguística Funcional Centrada no Uso junto ao grupo de estudos Discurso & Gramática.

Marília Campos Sabino, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPgEL/UFRN). Atua na rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte e participa do Grupo de Pesquisa Discurso & Gramática (D&G/UFRN).

##submission.downloads##

Publiée

2020-09-21