Crônica de uma resistência anunciada: os traços da distopia crítica em Bacurau, de Kléber Mendonça Filho e Juliano Dornelles

Auteurs

  • José Wanderson Lima Torres UESPI
  • Wagner dos Santos Rocha UESPI/CAPES

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v26i55.47273

Résumé

A distopia é um desdobramento da utopia literária que ganhou força especialmente no início do século XX, demonstrando uma habilidade singular em discorrer sobre temáticas sociopolíticas atuais através de um “espelho manchado do porvir”. O texto distópico possui uma predisposição para a narrativa que a aproxima de variados gêneros artísticos e discursivos ao contar a vivência de uma ou mais pessoas num futuro próximo ou não, em que a ordem social proposta é considerada pior do que aquela que existe na realidade. A partir dos anos 1980, críticos e teóricos que estudam o tema sinalizaram uma “guinada distópica”, em que narrativas desse cunho começaram a apresentar vislumbres de esperança em meio ao caos característico da temática com o advento das chamadas distopias críticas. Tomando as considerações acima, o presente trabalho analisa o longa-metragem recente dos diretores brasileiros Kléber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, Bacurau (2019), como uma distopia crítica. O filme, que situa sua narrativa no sertão pernambucano “daqui a alguns anos”, apresenta a união de uma comunidade contra a tensão constante de forças externas que trabalharam para sua destruição, restando-lhes apenas o senso de resistência já arraigado em sua história. Procura-se, assim, discorrer sobre esse tipo específico de distopia e como ele está presente dentro da narrativa do filme, transformando-o em um material de aguçada crítica social e política. A presente pesquisa é de cunho bibliográfico e caráter exploratório, apoiando-se teoricamente em nomes como Sargent (1994), Baccolini (2003), Cavalcanti (2011) e Moylan (2016).

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

José Wanderson Lima Torres, UESPI

Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), professor da graduação em Letras da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e professor do Mestrado Acadêmico em Letras da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Wagner dos Santos Rocha, UESPI/CAPES

Mestrando em Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Graduado em Letras/Português pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

##submission.downloads##

Publiée

2021-05-01

Numéro

Rubrique

v. 26 n. 55 (2021): Distopia na arte contemporânea: uma estética de resistência