Uma fantasia cristã: o Somnium de Juan Maldonado
Mots-clés:
literatura hispano-americana colonial, evangelização, utopiaRésumé
Este ensaio apresenta uma leitura do Somniun escrito em latim pelo professor de humanidades Juan Maldonado na década de 1530. Seguindo uma consagrada tradição literária que remete ao "Somniun Scipionis" de Cícero, Maldonado visita a Lua e as mais remotas regiões da terra, e aproveita as possibilidades que são oferecidas ao viajante para confrontar culturas e para exercer a crítica social. No Somniun, América surge numa visão idealizada que remete às formulações do gênero utópico, e dialoga com os projetos e aspirações dos propulsores da evangelização americana como Bartolomé de Las Casas e Francisco de Vitória.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.