Variação e análise paramétrica: algumas possibilidades de estudos em línguas indígenas brasileiras
Mots-clés:
línguas indígenas, variação lingüística, sintaxe, fonologia, léxicoRésumé
Neste artigo, apontamos algumas possibilidades de investigação que, tendo como seu campo de interesse as línguas indígenas brasileiras, nascem de um quadro teórico formal em que o estudo da variação lingüística se tornou uma necessidade. O quadro teórico em questão é a Teoria de Princípios e Parâmetros em versões minimalistas, e os caminhos de investigação com que lidamos encontram-se associados a determinadas línguas amazônicas. Ao abordar as possibilidades de pesquisa existentes para essas línguas, o texto procura mostrar como, com a adoção da variação lingüística em termos do quadro teórico que se está assumindo, ficam enriquecidos os estudos das interfaces, da sintaxe e do léxico.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.