Política lingüística no Brasil
Mots-clés:
política lingüística, funções da linguagem, nacionalismoRésumé
Por ocasião da apresentação à Câmara dos Deputados de projeto de lei de defesa, proteção, promoção e uso do idioma português no Brasil, os lingüistas precisam refletir sobre a questão da política lingüística em nosso país. Este trabalho propõe essa reflexão, mostrando que o idioma não precisa de políticas de defesa e de proteção, que os problemas lingüísticos apontados como motivação para o projeto não existem e que suas motivações simbólicas constituem um equívoco político. Demonstra, por outro lado, que uma verdadeira política de promoção da língua poderia ser estabelecida, mas que isso o projeto de lei supramencionado não faz. Delineia como poderia ser essa política.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.