A A realidade – teia para o pensamento
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v27i57.51482Mots-clés:
Poesia contemporânea. Sociedade. Teoria do pensamento. Discurso e realidadeRésumé
O objetivo do presente artigo é analisar as relações entre a realidade social e a constituição do texto poético. A partir do núcleo linguístico de uma série de poemas serão discutidas questões relativas à imposição da realidade sobre a imaginação, bem como a proposição de uma linguagem poética reflexiva, que estabelece uma autonomia relativa para a escrita do texto poético. Pretende-se, de maneira incipiente, mapear uma dinâmica poética que vem se desenvolvendo mediante a aceleração das experiências e da circulação de informações promovida pelas redes sociais contemporâneas. Paralelamente, propõe-se uma análise do modo como poetas de diferentes épocas, estilos e gerações consideram a realidade como um ponto de referência para suas indagações de natureza histórica e metafísica, evidenciando graus diferenciados de tensionamento entre a vida individual e a vida coletiva.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.