Desejo de desejo na mercadoria e o olhar do artista

Autores

  • Luciene Jung de Campos Universidade de Caxias do Sul (UCS)

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v18i34.32960

Palavras-chave:

Imagem, Resistência, Sujeito

Resumo

O presente artigo é uma tentativa de fazer uma leitura provisória da sociedade contemporânea e da condição de resistência do sujeito. Trata do sujeito e da mercadoria capturados pela publicidade/ propaganda, onde o artista faz a denúncia. Busca uma aproximação entre os campos da arte, da psicanálise e da análise do discurso. Propõe uma discussão através do esquema L de Lacan para pensar a relação imaginária do sujeito com a publicidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciene Jung de Campos, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Graduada em Psicologia pela PUC-RS, mestre em Organizações e Recursos Humanos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutora em Estudos da Linguagem: Teorias do Texto e do Discurso também pela UFRGS, é professora do Centro de Ciências Humanas e do Programa de Pós-graduação de Mestrado em Turismo na Universidade de Caxias do Sul (UCS). É pesquisadora do CNPq com ênfase em Psicanálise, Análise do Discurso e Análise Institucional. É também psicanalista. Dentre suas publicações, encontram- se a organização do número da Revista Organon Autoria nas entre-linhas editada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2012, e o artigo O Museu é o Mundo: Intervenção na Cidade e Estranhamento do Cotidiano nos Fluxos Urbanos, publicado no v. 4 da Revista Rosa dos Ventos (UCS, 2012).

Downloads

Publicado

2013-07-06

Como Citar

Campos, L. J. de. (2013). Desejo de desejo na mercadoria e o olhar do artista. Gragoatá, 18(34). https://doi.org/10.22409/gragoata.v18i34.32960