O discurso de Bernardo de Claraval e a ideologia cristã da Idade Média

Autores

  • Jaciara Ornélia Nogueira de Oliveira UNEB

Palavras-chave:

Bernardo de Claraval. Idade Média. Ideologia. Linguagem

Resumo

A ideologia da Idade Média é profundamente marcada pelo Cristianismo e, no século XII, Bernardo de Claraval é o seu mais ilustre representante. Assim, tomando como corpus os sermões “In laudibus Virginis Matris”, escritos em latim por Bernardo em torno de 1125, busca-se analisar, no seu discurso, a contingência do uso da linguagem como revelação da ideologia cristã do medievo. Objetiva-se, também, mostrar como Bernardo constrói o sentido do seu discurso articulando o léxico, a semântica e a intertextualidade com a Bíblia como fonte de argumentação para reforçar as “Verdades Inquestionáveis” do Evangelho e do Cristianismo, seus ritos, seus dogmas e sua liturgia. Conclui-se que na sua obra, influenciada por toda a sua atividade político-eclesial, está latente a visão da filosofia e do Cristianismo nesse período da Idade Média, acertadamente chamado “o século de São Bernardo.”

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaciara Ornélia Nogueira de Oliveira, UNEB

Doutora em Letras pela UFBA. Atualmente é pós-doutoranda da UFF. É professora adjunta da Universidade Estadual da Bahia, atuando na graduação e na pós-graduação, e da UCSAL. Membro dos grupos de pesquisa PRO PHOR (UFBA) e NEAD (UCSAL). Em 2008, organizou o livro Tramas do fazer pedagógico (UCSAL) e tem publicado artigos e capítulos de livro sobre o discurso religioso numa abordagem funcional e discursiva.

Downloads

Publicado

2009-12-30

Como Citar

Oliveira, J. O. N. de. (2009). O discurso de Bernardo de Claraval e a ideologia cristã da Idade Média. Gragoatá, 14(27). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33117

Edição

Seção

Artigos de Linguagem