Patrick Chamoiseau: etnografia e ficção

Autores

  • Jovita Maria Gerheim Noronha UFJF

Palavras-chave:

etnografia, ficção, metaetnografia

Resumo

Este trabalho busca mostrar como, na obra do escritor martinicano Patrick Chamoiseau, se conjugam etnografia e literatura. A tentativa de reconstituição etnográfica do autor em seus romances não apenas demonstra um esforço visando repertoriar a cultura popular de seu país, mas também encena uma situação de pesquisa de campo, num procedimento que pode ser considerado meta etnográfico e que, numa perspectiva mais ampla, acaba por colocar em questão os próprios paradigmas da disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jovita Maria Gerheim Noronha, UFJF

Doutora em Letras (Literatura Comparada) pela Universidade Federal Fluminense, é professora da Universidade Federal de Juiz de Fora. Publicações recentes:: "Le Dépotoir de Maria Carolina de Jesus", "De 1'oralité à la littérature: les affres d'un Marqueur de paroles","Patrick Chamoiseau: da crioulidade à crioulização" e "Identidade nacional e identidade cultural".

Downloads

Publicado

2005-12-30

Como Citar

Noronha, J. M. G. (2005). Patrick Chamoiseau: etnografia e ficção. Gragoatá, 10(19). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33267

Edição

Seção

Artigos de Literatura