ENTRE DISPERSÃO E ACÚMULO: PARA UMA METODOLOGIA DE ANÁLISE DE TEXTOS SINCRÉTICOS

Autores

  • Lucia Teixeira UFF

Palavras-chave:

análise semiótica, sincretismo, Beatriz Milhazes.

Resumo

O ensaio propõe uma metodologia de análise semiótica de textos sincréticos. Após examinar alguns exemplos de modos de relação e integração de linguagens, com o instrumental teórico da semiótica francesa, define objetos sincréticos stricto sensu e faz a análise do catálogo de exposição de Beatriz Milhazes (2002).

Downloads

Biografia do Autor

Lucia Teixeira, UFF

Doutora em Linguística e Semiótica pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado na Universidade de Limoges, é professora de Linguística e de Semiótica na Universidade Federal Fluminense e pesquisadora do CNPq. Publicou As cores do discurso (Niterói: EdUFF, 1996) e vários artigos e capítulos de livros, entre os quais "Quem é esse povo?" (em BARROS, D. L. P., org. Os discursos do descobrimento. São Paulo: Edusp / FAPESP, 2000); "Pintura y crítica de arte: un caso de pasión" (em MACCHIAVELLO, O. Q., org. Fronteras de la semiótica. Lima: Universidad de Lima, Fondo de Cultura Económica, 1999); "Tarsila do Amaral, musa do modernismo" (em Itinerários; revista de literatura,14. Araraquara, UNESP, 1999). Em co-autoria com Norma Discini, publicou a coleção de livros didáticos de Língua Portuguesa para o 1º grau (5ª a 8ª série) Leitura do mundo (São Paulo: Ed. do Brasil, 2000.4 v.).

Downloads

Publicado

2004-07-07

Como Citar

Teixeira, L. (2004). ENTRE DISPERSÃO E ACÚMULO: PARA UMA METODOLOGIA DE ANÁLISE DE TEXTOS SINCRÉTICOS. Gragoatá, 9(16). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33349

Edição

Seção

Artigos de Linguagem