As relações retóricas de hiperligações de notícias de divulgação científica digitais e a encenação midiática
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v24i50.34161Palavras-chave:
hiperligação, notícia digital, divulgação científica, relação retórica, encenação midiática.Resumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa quantitativa que examinou notícias de divulgação científica hipertextuais publicadas na imprensa brasileira. Partimos do link (ou da hiperligação) e investigamos a relação retórica que se estabelece entre o texto de origem e o texto de destino (verbal ou não verbal) a que o produtor remete o leitor, direcionando-o para um possível percurso de leitura. Assumimos a hipótese de que o gênero discursivo exerce papel regulador das relações retóricas que emergem de hiperligações assim como a encenação midiática da divulgação da ciência protagonizada pelas revistas. O corpus de estudo foram 150 notícias de divulgação da ciência, 50 exemplares de cada uma das revistas: Superinteressante, Galileu e Ciência Hoje. Para a investigação, convocaram-se a Teoria Semiolinguística do Discurso e a Rhetorical Structure Theory (RST). A primeira forneceu-nos as bases para pensarmos as restrições discursivas da midiatização da ciência; a segunda, os fundamentos para identificarmos a relação retórica que emerge da estrutura da hiperligação. Os resultados mostram recorrência de um número limitado de relações retóricas e, entre as revistas, variações percentuais de ocorrência de relações, apontando para a influência do gênero discursivo e da encenação midiática que cada publicação propõe.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.