A cultura: língua comum da Europa?
Palavras-chave:
cultura, identidade, Europa.Resumo
Europa e cultura: as duas palavras são frequentemente associadas, mas são, também, tanto uma como a outra, igualmente mal definidas. Que Europa? Qual cultura? A ideia de cultura, escrevia Paul Valéry, está para nós em uma relação muito antiga com a ideia de Europa. A cultura é a língua comum da Europa, afirmava Fernand Braudel. No outro extremo, igualmente numerosos são os que não cessam de repetir, como Julien Benda em 1946: A Europa, ou, mais exatamente, uma consciência da Europa além da diversidade de suas partes, nunca existiu, como existe uma consciência dos Estados Unidos além da diversidade dos quarenta e oito (hoje cinquenta) estados. A Europa, a ideia de Europa, a consciência europeia, ou a identidade cultural europeia não existe. A cultura da Europa é essencial, segundo alguns; é apenas uma palavra vazia, segundo outros. Falando da Europa e da cultura, vamos navegar entre esses lugares comuns.
Tradução de Maria Elizabeth Chaves de Mello
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.