Uma tradição persistente: antologias como rascunho da história da literatura
Palavras-chave:
antologias, história da literatura, literatura nacional, literatura colonial, património cultural.Resumo
Este artigo investiga o papel desempenhado pelas antologias literárias no contexto do Brasil oitocentista. Seguindo a orientação geral da intelectualidade da época, esses trabalhos concentraram seus esforços na produção de um patrimônio cultural brasileiro. Fizeram isso através da reunião, delimitação e estabelecimento de um corpus que, depois de devidamente ajustado e justificado, podia ser tomado como representativo da literatura brasileira produzida desde a época colonial. Dessa forma, tais antologias foram, pouco a pouco, construindo os fatos que, mais tarde, iriam servir de base para as nossas histórias da literatura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.