A ETNICIDADE NA SALA DE AULA: O USO DE ADAPTAÇÕES DE CLÁSSICOS DA ANTIGUIDADE

Authors

  • Renata Cardoso de Sousa Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/rh.v3i3.10985

Keywords:

Ensino de História, adaptações literárias, etnicidade

Abstract

Propomos pensar como é possível trabalhar o tema da etnicidade e do etnocentrismo na sala de aula a partir do uso de adaptações de clássicos da Antiguidade. Para tal, primeiramente, é necessário estabelecer alguns critérios para a utilização dessa literatura, que ainda gera debates acerca da sua profcuidade, bem como conceituar a etnicidade. Partiremos dos conceitos de etnicidade (proposto por Fredrik Barth) e identidade-alteridade (de Marc Augé), para depois nos debruçarmos sobre propostas de trabalho com algumas adaptações selecionadas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Renata Cardoso de Sousa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Doutoranda do Programa de Pós-graduação em História Comparada (PPGHC-UFRJ). Orientada pelo Prof. Dr. Fábio de Souza Lessa

Published

2017-12-10