UN PEACEKEEPING DOCTRINE IN A NEW ERA. ADAPTING TO STABILISATION, PROTECTION AND NEW THREATS
Palavras-chave:
Nações Unidas, Operações de Paz, EstabilizaçãoResumo
Desde 2004, a Organização das Nações Unidas (ONU) enfrenta um novo contexto de segurança internacional, com o Conselho de Segurança (CSNU) já tendo autorizado quatro Operações de Paz de “estabilização” inspiradas nas experiências da Organização do Tratado do Atlântico Norte. Apesar de não existir uma doutrina que defina os parâmetros desse tipo de engajamento, essas missões vêm mudando a abordagem da ONU para uma “virada robusta”. Dessa forma, essas mudanças contrariam os princípios doutrinários basilares das Operações de Paz (imparcialidade, consentimento do Estado anfitrião e uso mínimo da força), já que há uma maior disposição para o emprego da força, o apoio a governos anfitriões e o uso de novos sistemas de armas e táticas, incluindo forças especiais e de inteligência.
Downloads
Referências
DE CONING, Cedric; AOI, Chiyuki; KALRSRUD, John (Eds.). UN Peacekeeping Doctrine in a New Era. Adapting to Stabilisation,
Protection and New Threats. Londres: Taylor & Francis, 2017. ISSN: 9781138226753.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Victoria Motta de Lamare França
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Internacional Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).