OS MILITARES E O GOVERNO JAIR BOLSONARO: ENTRE O ANTICOMUNISMO E A BUSCA PELO PROTAGONISMO

Autores

  • Rafael Polari de Alverga Kritski

Palavras-chave:

Armed Forces, Bolsonaro, Anti-communism

Resumo

A participação das Forças Armadas na política brasileira tem sido tema de reflexão de forma crescente nos últimos anos. Entre as décadas de 1990 e 2000, à exceção dos estudiosos com dedicação específica aos militares, o tema saiu da agenda, como se a transição à nova república tivesse encerrado o tópico. Contudo, eventos recentes demonstram participação cada vez mais ativa dos fardados na vida política.

A MINUSTAH recolocou os militares em evidência, assim como as operações de garantia da lei e da ordem (GLO) e a política de “pacificação” no Rio de Janeiro. Posteriormente, a instauração da Comissão Nacional da Verdade foi acompanhada por posicionamentos públicos de figuras das Forças Armadas.

Em 2016, a eminência de um golpe de Estado com novas características levou à preocupação sobre como as Forças Armadas se posicionariam. Depois da aparente neutralidade durante o impeachment de Dilma Rousseff, abordada por Adriano de Freixo em textos anteriores, os militares serviram de esteio para o governo Temer, que contava com ampla rejeição. A presença de militares em postos do governo tornou-se usual, bem como benesses para os fardados, com privilégios e direitos específicos, como a exclusão no projeto de reforma da previdência (FREIXO, 2020, p. 19-20).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FREIXO, Adriano de. Os militares e o governo Jair Bolsonaro: entre o anticomunismo e a busca pelo protagonismo. Copenhagen / Rio de Janeiro: Zazie Edições, 2020. ISBN 978-87-93530-91-1

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

Polari de Alverga Kritski, R. (2021). OS MILITARES E O GOVERNO JAIR BOLSONARO: ENTRE O ANTICOMUNISMO E A BUSCA PELO PROTAGONISMO. Hoplos Revista De Estudos Estratégicos E Relações Internacionais, 5(9), 118-120. Recuperado de https://periodicos.uff.br/hoplos/article/view/51734

Edição

Seção

Resenha