Editorial
Palavras-chave:
EditorialResumo
É com imensa alegria que a Equipe da Hoplos, Revista de Estudos Estratégicos e Relações Internacionais, publica a sua décima terceira edição, referente aos meses de julho até dezembro de 2023. Fruto da reconhecida vocação científica, deste periódico, para a análise das variadas questões mundiais, no cenário europeu, convém destacar que pouco progrediu uma possível solução para o conflito entre os russos e os ucranianos.
No Oriente Médio, em outubro, a disputa entre os palestinos e os israelenses ganhou um novo e surpreendente capítulo, com a invasão de Israel pelo grupo Hamas, potencializando um ambiente de guerra gerado a partir de um dos piores atentados terroristas, desde o 11 de setembro de 2001.
Na América do Sul, a disputa presidencial argentina repercutiu sobre a política externa brasileira, tendo em vista que ocorreu a eleição de um candidato não alinhado com a liderança regional do presidente Lula. Complementarmente às divergências ideológicas e aos problemas econômicos argentinos, certamente a manutenção de relações amistosas entre ambos os países desafiarão futuras ações comerciais bilaterais.
Ainda, no entorno estratégico nacional, um conflito fronteiriço entre a Venezuela e a Guiana, com a reivindicação de expressiva porção territorial na região de Essequibo, exige a atenção do Itamaraty e do Ministério da Defesa do Brasil, em razão do acesso terrestre venezuelano para a supracitada área de litígio envolver parte do território brasileiro.
Outrossim, no decorrer do segundo semestre, o Brasil buscou reafirmar a sua condição de relevante ator do sistema internacional. Para isso, além das efetivas ações diplomáticas do Ministério das Relações Exteriores, como na eleição do país para o sexto mandato no colegiado do Conselho de Direitos Humanos da ONU, o presidente Lula esteve presente em reuniões, encontros e visitas que alçaram o Brasil, novamente, ao seu merecido destaque global.
Como exemplos, o presidente brasileiro fez discursos e pronunciamentos oficiais em atividades da Assembleia Geral da ONU, do MERCOSUL, da União Europeia, da COP28 e, ainda, nas Cúpulas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, do BRICS, da Amazônia, do G20, do G77 + China e das Vozes do Sul Global.
Ademais, nesta edição o leitor poderá acessar cinco trabalhos bastante interessantes e pertinentes à proposta geral da Revista Hoplos. São três artigos, de Matheus Pessoa, Marina Moreno de Farias
e Isabela Colombini Soares, além de duas resenhas, cujos autores são Felipe Augusto Heiermann e Sergio Schargel.
No artigo "O Projeto Manhattan sob a perspectiva do ciclo de vida de projetos", Pessoa analisa o Projeto Manhattan, no contexto da Segunda Guerra Mundial, e o advento do desenvolvimento da bomba atômica. Em "O e-renminbi e os impactos da moeda digital chinesa para o sistema monetário-financeiro internacional", Farias discute a crescente importância chinesa para a economia mundial e o papel da sua moeda digital no sistema financeiro internacional.
Sequencialmente, no artigo "Debates e tensões sobre a permanência da dissuasão nuclear e o futuro do regime de não proliferação", Soares revela desafios atuais da não proliferação nuclear. Encerrando esta edição, nas resenhas de Heiermann, “The future is Asia: commerce, conflict, and culture in the 21st century”, e de Schargel, “Fascismo: um alerta”, respectivamente, estarão disponíveis trabalhos sobre a necessidade da maior atenção mundial aos múltiplos potenciais asiáticos, bem como a compreensão do conceito de fascismo a partir da sua aplicação contemporânea.
Finalmente, agradecemos pelo comprometimento dos discentes que contribuíram para as etapas de planejamento, execução e preparação final desta edição. Igualmente, registramos o nosso muito obrigado às pesquisadoras e aos pesquisadores que manifestaram interesse e confiaram os seus conteúdos para publicação neste periódico, o que enriquece sobremaneira o campo das investigações acadêmicas das RI e dos Estudos Estratégicos no PPGEST.
Assim, a Revista Hoplos deseja ao seu público uma ótima leitura e que 2024 seja repleto de conquistas, com plena saúde e muitas felicidades!
O Comitê Editorial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Equipe Editorial da Hoplos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Internacional Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).