Los militares y el gobierno de Bolsonaro
Palabras clave:
Armed Forces, Bolsonaro, Anti-communismResumen
A participação das Forças Armadas na política brasileira tem sido tema de reflexão de forma crescente nos últimos anos. Entre as décadas de 1990 e 2000, à exceção dos estudiosos com dedicação específica aos militares, o tema saiu da agenda, como se a transição à nova república tivesse encerrado o tópico. Contudo, eventos recentes demonstram participação cada vez mais ativa dos fardados na vida política.
A MINUSTAH recolocou os militares em evidência, assim como as operações de garantia da lei e da ordem (GLO) e a política de “pacificação” no Rio de Janeiro. Posteriormente, a instauração da Comissão Nacional da Verdade foi acompanhada por posicionamentos públicos de figuras das Forças Armadas.
Em 2016, a eminência de um golpe de Estado com novas características levou à preocupação sobre como as Forças Armadas se posicionariam. Depois da aparente neutralidade durante o impeachment de Dilma Rousseff, abordada por Adriano de Freixo em textos anteriores, os militares serviram de esteio para o governo Temer, que contava com ampla rejeição. A presença de militares em postos do governo tornou-se usual, bem como benesses para os fardados, com privilégios e direitos específicos, como a exclusão no projeto de reforma da previdência (FREIXO, 2020, p. 19-20).
Descargas
Citas
FREIXO, Adriano de. Os militares e o governo Jair Bolsonaro: entre o anticomunismo e a busca pelo protagonismo. Copenhagen / Rio de Janeiro: Zazie Edições, 2020. ISBN 978-87-93530-91-1
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Rafael Polari de Alverga Kritski
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Internacional Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).