‘O ARSENAL BARROCO’:
ARMAMENTO E GUERRA NA PERSPECTIVA DE FLORESTAN FERNANDES
Palavras-chave:
Guerra, Tecnologia Militar, Armamento, Forças ArmadasResumo
Este artigo investiga como a mudança tecnológica impacta as funções sociais e hierárquicas das forças armadas, tendo como ponto de partida a análise de Florestan Fernandes sobre a guerra na sociedade Tupinambá. Fernandes demonstra que o conflito bélico, mais do que uma prática militar, desempenha um papel estruturante na organização social e política, estabelecendo laços de coesão e reafirmando identidades coletivas. A partir dessa perspectiva, o artigo dialoga com Mary Kaldor, que analisa o armamento moderno como um sistema que transcende sua função técnica, influenciando relações de poder e redefinindo o próprio conceito de guerra. Complementarmente, Piero Leirner aborda a guerra híbrida e os desafios impostos pelas novas
tecnologias militares às estruturas hierárquicas tradicionais. Metodologicamente, a pesquisa adota uma abordagem comparativa para demonstrar que, apesar das diferenças contextuais, o armamento não apenas reflete transformações sociais e políticas, mas também condiciona a organização do poder dentro dos exércitos. Conclui-se que as transformações das tecnologias bélicas gera novas dinâmicas de controle e comando, desafiando a rigidez hierárquica e exigindo adaptações nos modelos organizacionais das forças armadas.
Downloads
Referências
AVANT, Deborah. The Market for Force: The Consequences of Privatizing Security. Cambridge University Press, 2005
CENTENO, M. Blood and Debt: War and the Nation-State in Latin America. Pennsylvania State University Press. 2002.
FERNANDES, Florestan. A função social da guerra entre os Tupinambá. São Paulo: Globo, 2006.
KALDOR, Mary. El Arsenal Barroco. Madrid: Siglo XXI de España Editores, 1986.
KRAUSE, Keith; MILLIKEN, Jennifer. Introduction: The challenge of non-state armed groups. Contemporary Security Policy, v. 30, n. 2, p. 202-220, 2009. Disponível em: https://www.taylorfrancis.com/chapters/edit/10.4324/9781315875231-1/introduction-keith-
krause-jennifer-milliken
KEEGAN, J. A History of Warfare. Vintage. 1993
LEIRNER, Piero. O Brasil no espectro de uma Guerra Híbrida. São Paulo: Alameda, 2020. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=-
vb6DwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT4&dq=+O+Brasil+no+espectro+de+uma+Guerra+H%C3%
ADbrida&ots=5u_iymXuyf&sig=GPEprpHFGhSPYHc539SiwmWQwjg
MALEŠEVIĆ, Siniša. The sociology of new wars? Assessing the causes and objectives of contemporary violent conflicts. International Political Sociology, v. 2, n. 2, p. 97-112, 2008. Disponível em: https://academic.oup.com/ips/article-abstract/2/2/97/1835643?login=false.
MANN, M. The Sources of Social Power. Cambridge University Press. 1986.
MANN, Michael. On Wars. New Haven: Yale University Press, 2023.
SAINT-PIERRE, Hector Luis. Grandes tendências da segurança internacional contemporânea. In. JOBIM, N.; ETCHEGOYEN, S.; ALSINA JP. Segurança internacional: Perspectivas brasileiras. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 2010.
TILLY, Charles. Coerção, Capital e Estado Europeus (990-1992). São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1996.
TILLY, Charles. The Formation of National States in Western Europe. Princeton: Princeton University Press, 1975.
TURNEY-HIGH, Harry Holbert. The practice of primitive war. A study in Comparative Sociology, v. 1, The University of Montana Publications in Social Sciences, no 2. Missoula: Montana State University, 1942.
VISACRO, Alessandro. A guerra na era da informação. Editora Contexto, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Nicole Grell Macias Dalmiglio, Daniel Rei Coronato

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Internacional Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

