SISTEMA EUROPEU E A PRIMEIRA GRANDE GUERRA: UMA RELEITURA DA MULTIPLICIDADE DE CAUSAS DO EVENTO QUE MOTIVOU A CRIAÇÃO DO CAMPO ACADÊMICO DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.0000/hoplos.v1i1.13210Resumo
Tradicionalmente caracterizada como marco do despertar das nações em relação às graves consequências do conflito bélico interestatal, a Primeira Guerra Mundial é tida como um dos eventos históricos de maior influência na inauguração do campo acadêmico das relações internacionais. Diante da relevância histórica, política e social do período, o presente artigo tem por objetivo realizar uma releitura das principais obras que discorrem sobre aos fatores que levaram à Primeira Guerra, à luz da categorização das causas da guerra do teórico John Garnnett e da leitura sociológica weberiana da multiplicidade de causas dos fenômenos sociais.Downloads
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Internacional Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).