MODELOS ECONÔMICOS DE DESENVOLVIMENTO: ANÁLISE COMPARATIVA DOS PROJETOS DE ESTADO DA COREIA DO SUL E CHILE NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX

Autores

  • Alexandre Rocha Violante Escola de Guerra Naval - Professor de Relações Internacionais. http://orcid.org/0000-0003-4566-5252
  • Marcos dos Santos Pesquisador de Pós-Doutorado em Ciências e Tecnologias Espaciais do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA).
  • Letícia Eloi Meira Fona UFRJ
  • Andressa Dias Guimarães Universidade Federal Fluminense- Bacharela em Relações Internacionais. Possui experiência em Política Internacional e Análise Fiscal e Tributária

DOI:

https://doi.org/10.0000/hoplos.v4i6.40796

Palavras-chave:

Coreia do Sul, Chile, Desenvolvimento, Estudos Estratégicos, Pesquisa Operacional

Resumo

O artigo realiza uma discussão teórica acerca dos diferentes modelos de desenvolvimentos adotados pela Coreia do Sul e pelo Chile, ao longo do século XX, e seus resultados a longo prazo no momento contemporâneo. Para tal, serão expostas diferentes análises teóricas referentes aos modelos econômicos de desenvolvimento, os contextos e políticas adotadas pelos dois países e seus resultados atuais. Para conferir caráter mais científico à comparação, serão aplicados os Métodos Multicritério de Apoio à Tomada de Decisão de Borda e Copeland, concomitantemente a análises quantitativas e qualitativas. Os critérios adotados na aplicação dos métodos são o IDH, o saldo da Balança Comercial, o percentual de participação da indústria no PIB e o número de pedidos/aplicações de patentes por residentes dos dois países. Essa pesquisa, secundariamente, visa ainda ilustrar a importância da pesquisa operacional como ferramenta de governança dos Estudos Estratégicos.

Palavra-chave: Coreia do Sul; Chile; Desenvolvimento; Estudos Estratégicos; Pesquisa Operacional.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Alexandre Rocha Violante, Escola de Guerra Naval - Professor de Relações Internacionais.

É Professor Associado da Escola de Guerra Naval (EGN) (2017- atualidade), além de Professor Colaborador do Instituto de Estudos Estratégicos (INEST) da UFF (2017- atualidade).

Doutorando em Estudos Estratégicos da Defesa e da Segurança pela Universidade Federal Fluminense (UFF) (2019- ). Mestre em Estudos Estratégicos da Defesa e da Segurança pela Universidade Federal Fluminense (UFF) (2017). Mestre em Ciências Navais e em Estudos de Estado-Maior para Oficiais Superiores pela Escola de Guerra Naval (2013). Especialista em Gestão Empresarial pelo Instituto COPPEAD/UFRJ (2013). Especialista em Relações Internacionais pela PUC-RJ (2012). Especialista em Direito Internacional e Direitos Humanos pela Universidade Cândido Mendes RJ (2011). É Bacharel em Ciências Navais pela Escola Naval (1996).

Estuda as políticas relacionadas ao mar, mais especificamente aquelas ligadas ao Atlântico Sul, considerando este grande espaço marítimo como o principal caminho para Brasil angariar maior poder relativo no sistema internacional. Atua em dois grupos de pesquisa: Estudos Marítimos e Ciências do Mar, como Professor Pesquisador da EGN; e 2- Política Internacional e Gestão do Espaço Oceânico, como Professor Pesquisador da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Desses grupos, originam-se suas Linhas de Pesquisa, as quais buscam compreender como o Estado brasileiro busca defender e assegurar o espaço marítimo brasileiro (Amazônia Azul), por meio de políticas públicas destinadas ao uso deste espaço; bem como analisar o Planejamento Espacial Marinho nos estudos de Cooperação em Segurança Internacional e Defesa Nacional, em consonância com as relações multilaterais dos Estados vizinhos ao Atlântico Sul, principalmente naqueles que possuem Missões Navais do Brasil na África Ocidental, como Namíbia, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

Marcos dos Santos, Pesquisador de Pós-Doutorado em Ciências e Tecnologias Espaciais do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA).

Pesquisador de Pós-Doutorado em Ciências e Tecnologias Espaciais do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Possui Pós-Doutorado e Doutorado em Engenharia de Produção (UFF) - Linha de Pesquisa: Sistemas, Apoio à Decisão e Logística. Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ (Pesquisa Operacional). Licenciado em Matemática e Especialista em Instrumentação Matemática (também pela UFF). Bacharel em Ciências Navais pela Escola Naval - com habilitação em Engenharia de Sistemas. Professor do Programa de Pós-graduação em Sistemas e Computação (PPgSC) do Instituto Militar de Engenharia (IME). Professor colaborador da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) atuando no curso de Especialização em Gestão de Operações e Logística. Professor colaborador da UFF, atuando no Instituto de Estudos Estratégicos (INEST UFF) e no Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção. Na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), participa do projeto de pesquisa "Política Internacional e Gestão do Espaço Oceânico: o planejamento espacial marinho voltado aos estudos de defesa e segurança" onde desempenha a função de Coordenador da subárea "Segurança e Defesa".

Letícia Eloi Meira Fona, UFRJ

Mestranda em Economia Política Internacional na UFRJ (2019-)

Bacharela em Relações Internacionais pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2019)

Possui experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Política Internacional.

Andressa Dias Guimarães, Universidade Federal Fluminense- Bacharela em Relações Internacionais. Possui experiência em Política Internacional e Análise Fiscal e Tributária

Bacharela em Relações Internacionais pela Universidade Federal Fluminense (2018).

Analista Fiscal e Tributário na empresa Deloitte Brasil

Referências

ANGEL, A. Chile since 1958. In: BETHELL, L. Latin America Since 1930: Spanish South America. Volume VIII. New York: Cambridge University Press, 1991.

ARROW, K. J. (1951). Social Choice and Individual Values. New York: Wiley

BRESSER PEREIRA, L. C. (2006) O conceito histórico de desenvolvimento econômico. Fundação Getúlio Vargas. Versão de março de 2006.

BUZAN, Barry, WAEVER, Ole e WILDE, Jaap de. Security: a New Framework for Analysis. Londres: Lynne Rienner Publishers, 1998.

CHANG, H. Chutando a escada: estratégia do desenvolvimento em perspectiva histórica. São Paulo: Editora UNESP, 2004.

CHANG, H. Maus samaritanos: o mito do livre comércio e a história secreta do capitalismo. Rio de Janeiro. Elsevier, 2009.

DAVIS, Ricardo F. Chile, entre el Neoliberalismo y el Crecimiento con Equidad. Revista de Economia Política, vol. 22, nº 4 (88), outubro-dezembro de 2002.

DIAS, L. M. C., Almeida, L. M. A. T., & Climaco, J. C. N. Apoio Multicritério à Decisão. Coimbra: Universidade de Coimbra, 1996.

EVANS, P.B. Análise do Estado no mundo neoliberal. Revista de economia contemporânea. Nº 4, 1998.

FIGUEIREDO, Eurico de Lima. Pensamento Estratégico Brasileiro: Discursos. Rio de Janeiro: Editora Luzes – Comunicação, Arte & Cultura. 2015.

GATICA, J; MIZALA, A. Autoritarismo e ortodoxia econômica: Chile 1974-87. Revista de Economia Política, vol. 10, nº 2 (38), abril-junho de 1990.

GOMES, L. F. A. M.; ARAYA, M. C. G; CARIGNANO, C. Tomada de Decisão em Cenários Complexos. Thomson. São Paulo: 2004.

METRAUX, D. The Economy; In SAVADA, A. e SHAW, W; South Korea – A country Study. 4° edição; Library of Congress Cataloging in Publication Data; Washington, 1990.

Ministry of Trade, Industry and Energy. Trade Balance. Republic of Korea. Disponível em < http://english.motie.go.kr/en/if/tb/trade/tradeList.do>. Acesso em 03/12/2018.

MIRANDA, Daniel E.R. Desenvolvimento e nação em Bresser- Pereira: uma “viagem redonda”? Revista de Economia Política, vol 38, nº 1 (150), p. 125-149, 2018.

PALMA, G. Desindustrialização, desindustrialização prematura e doença holandesa. Revista NECAT - Ano 3, nº 5, 2014.

SMITH, Adam. A Riqueza das Nações. In Os Economistas. Nova Cultural, 1988.

The Washington Post. Chile: A new model for Latin America? Editorial Board. 16 de dez de 2013. Disponível em < https://www.washingtonpost.com/opinions/chile-a-new-model-for-latin-america/2013/12/16/9a5de636-668b-11e3-ae56-22de072140a2_story.html?noredirect=on&utm_term=.32052218e566> Acesso em 29/11/2018.

Trading Economics. Ranking de Competitividade. IECONOMICS INC. New York. Disponível em <https://pt.tradingeconomics.com/country-list/competitiveness-rank>. Acesso em 04/12/2018.

United Nations Development Programme. Human Deveploment Reports. Disponível em <http://hdr.undp.org/en/countries>. Acesso em 04/12/2018.

VIOLANTE, Alexandre Rocha. Política Externa, Política de Defesa e Cooperação Sul-Sul como Grande Estratégia na África Ocidental: Um Estudo de Caso em Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Dissertação de Mestrado. PPGEST. UFF. 2017.

##submission.downloads##

Publicado

2020-07-31

Como Citar

Violante, A. R., Santos, M. dos, Fona, L. E. M., & Guimarães, A. D. (2020). MODELOS ECONÔMICOS DE DESENVOLVIMENTO: ANÁLISE COMPARATIVA DOS PROJETOS DE ESTADO DA COREIA DO SUL E CHILE NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX. Hoplos - Revista De Estudos Estratégicos E Relações Internacionais, 4(6), 103-122. https://doi.org/10.0000/hoplos.v4i6.40796

Edição

Secção

Artigos