A CIBERGUERRA É GUERRA?
Palavras-chave:
Ciberguerra, Ciberespaço, Guerra, CiberataqueResumo
Para Clausewitz (1989), a guerra é um ato de força que obriga nosso inimigo a fazer a nossa vontade. Uma outra definição, feita pelo mesmo autor, é que a guerra seria a continuação da política por outros meios. A teoria clausewitziana foi bastante usada para explicar diversos conflitos posteriores a ele, como o evento das Guerras Mundiais. Ter utilizado a obra para entender o fenômeno da guerra não significa dizer que a guerra permaneceu imutável, pelo contrário, ela passou por diversas mudanças, mas mesmo assim, elas estavam dentro de um contexto maior, onde a teoria clausewitziana conseguiu explicá-las. No entanto, será que a teoria de guerra feita por Clausewitz poderia também explicar novos fenômenos como a Ciberguerra? Apresentando os debates dos conceitos de ciberguerra, ciberespaço e ciberataque, analisando juntamente com os casos ocorridos no Irã, em 2010, e na Ucrânia, em 2015, pretende-se compreender se a ciberguerra pode se enquadrar também na teoria tradicional de guerra, como um fenômeno belicoso.
Downloads
Referências
ALCANTARA, Bruna Toso; CASTELLANO DA SILVA, Igor. Guerra Cibernética: Uma
análise conceitual sobre o termo. In: Danielle Ayres; Ana Luiza Vedovato; Daniela Lunkes;
Elany de Souza; Juliano Bravo. (Org.). Política Internacional Contemporânea. 1 ed. Rio de
Janeiro: Autografia, 2018.
ARQUILLA, John & RONFELDT, David. Cyberwar is coming! Califórnia: RAND
Corporation, 1993.
AURÉLIO, Dicionário da Língua Portuguesa. 6º ed. Curitiba: POSITIVO, 2006.
BOBBIO, Noberto. Dicionário de Política. 11º ed. Brasília: UnB, 2008.
BRUSTOLIN, Vitelio. Criteria for defining war, terrorism, and guerrilla warfare based on
Clausewitz’s concepts of the nature and essence of war. v. 25, n.3, 2019. Disponível em
https://revista.egn.mar.mil.br/index.php/revistadaegn/article/view/881 > Acesso em 20 de
nov. de 2021.
CLAUSEWITZ, Carl von. Vom Kriege, Munique: Anaconda Verlag, 2018.
CLAUSEWITZ, Carl von. On war. Nova Jersey: Princeton University Press, 1982.
CLAUSEWITZ, Carl von. Da Guerra. São Paulo:WMF Martins Fontes, 1989.
##submission.downloads##
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Juliana Zaniboni de Assunção
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
1. PROPOSTA DE POLÍTICA PARA PERIÓDICOS DE ACESSO LIVRE
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Internacional Creative Commons Attribution - Share Alike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).