Conhecimento de pais e responsáveis sobre os fatores de risco para o desenvolvimento de distúrbios fonoaudiológicos em pré-escolares
DOI:
https://doi.org/10.22409/ijosd.v2i36.21Resumo
Vários sintomas associados a distúrbios fonoaudiológicos são descritos na literatura, no entanto, pesquisas sobre conhecimento de fatores de risco para o desenvolvimento destes por parte dos pais ou responsáveis são incipientes. Desta forma, o objetivo foi identificar o nível de conhecimento de pais ou responsáveis sobre fatores de risco para o desenvolvimento de distúrbios fonoaudiológicos em pré-escolares. Sessenta pais ou responsáveis pelas crianças atendidas no Projeto de Promoção de Saúde Bucal Creche do Atalaia / Universidade Federal Fluminense (UFF) preencheram um questionário que identificava fatores de risco para o desenvolvimento de distúrbios fonoaudiológicos em pré-escolares. Nos resultados, observou-se que na relação entre o nível de escolaridade e o conhecimento sobre áreas de atuação do fonoaudiólogo, a maioria dos entrevistados com nível fun-damental (71,42%) desconhece a atuação deste profissional. Dos que possuem nível médio, 64,51% correlacionaram o trabalho deste profissional à fala e o único com nível superior, relacionou-o à fala e a audição. Apenas 11,67% dos pais ou responsáveis procuraram assistência fonoaudiológica para a criança. Em relação ao conhecimento dos responsáveis sobre os fatores de risco que podem contribuir para o aparecimento de um distúrbio fonoaudiológico, encontrou-se um o índice de identificação maior de 50% em onze dos doze itens investigados. Conclui-se, portanto, que embora a maioria dos entrevistados não conhecesse os campos de atuação da fonoaudiologia, no geral souberam identificar os fatores de risco para o desenvolvimento de um distúrbio fonoaudiológico.Palavras-chave: criança; fatores de risco; fonoaudiologiaDownloads
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