Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O texto possui título, resumo e palavras-chave em português e em inglês.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB). URLs para as referências foram informadas quando disponíveis.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12, Times New Roman; emprega itálico em vez de sublinhado; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções descritas abaixo foram seguidas para assegurar a avaliação por pares às cegas.
    1. Os autores do documento excluiram do texto nomes, substituindo com "Autor" e o ano em referências e notas de rodapé, em vez de nomes de autores, título do artigo, etc.
    2. Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Aqruivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.

Diretrizes para Autores

Normas de Apresentação de Trabalhos

1.  A revista Antropolítica aceita originais de artigos e resenhas de interesse das Ciências Sociais e da Antropologia em particular. Aceitamos resenhas de livros publicados há, no máximo, 3 anos.  

2. O artigo não deve conter informações que permitam a identificação do(s) autor(es). Citações e referências do(s) autor(es) devem ser identificadas como: Autor (ANO) e o título da obra deve ser ocultado. As informações de autoria devem ser incluídas no sistema, vide diretriz 11, não no texto. O descumprimento desse critério resulta na recusa do artigo.

3. Os textos serão submetidos aos membros do Conselho Editorial e/ou a pareceristas externos, que poderão sugerir modificações de estrutura ou conteúdo. O processo de avaliação leva, em média, 6 meses e a publicação leva, em média, 12 meses.

3.1 Durante a avaliação, as submissões são verificadas para plágio. Os artigos que ultrapassarem a taxa de 3% de similaridade aceitável serão avaliados para plágio e, caso o plágio seja confirmado, serão recusados.

4.  Os textos não deverão exceder 25 páginas, no caso dos artigos, e 6 páginas, no caso das resenhas. Os seguintes elementos também devem estar dentro do limite de páginas: título, resumo e palavras-chave (português e inglês), imagens, tabelas, quadros, referências bibliográficas, etc.

5. Os textos devem ser apresentados com configuração de página A4 (210 x 297 mm), espaço 1,5, fonte Times New Roman ( tamanho 12), sem qualquer tipo de formatação, a não ser:
• Indicação de caracteres (negrito e itálico);
• Margens de 3cm (superior e esquerda) e 2cm (inferior e direita);
• Recuo de 1cm no início do parágrafo;
• Recuo de 4 cm nas citações com mais de 3 linhas; e
• Uso de itálico para termos estrangeiros e títulos de livros e periódicos.

6. As citações bibliográficas devem ser indicadas no corpo do texto de acordo com a ABNT NBR 10520 (2023), entre parênteses, com as seguintes informações: sobrenome do autor; vírgula; ano da publicação; vírgula; e, para citações diretas, abreviatura de página (p.) e o número desta. (Ex.: Pereira, 1996, p. 12)

7. As notas explicativas, restritas ao mínimo indispensável, deverão ser apresentadas no rodapé da página.

8. As referências bibliográficas deverão ser apresentadas no final do texto, obedecendo às normas da ABNT NBR 6023 (2018). Disponível clicando aqui.

Livro:
MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos e outros textos escolhidos. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
FRANÇA, Junia Lessa; VASCONCELLOS, Ana Cristina de. Manual para normalização de publicações técnicocientíficas. 3. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 1996.

Artigo:
ARRUDA, Mauro. Brasil: é essencial reverter o atraso. Panorama da Tecnologia, Rio de Janeiro, v. 3, n. 8, p. 4-9, 1989.

Trabalhos apresentados em eventos:
BRAYNER, A. R. A.; MEDEIROS, C. B. Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. In:
SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS, 9., 1994, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: USP, 1994.
p. 16-29.

9. As ilustrações deverão ter a qualidade de 300 dpi. Elas deverão ser identificadas com título ou legenda e designadas, no texto, como figura (Figura 1, Figura 2 etc.) e dispostas no corpo do texto.

10. Os textos deverão ser acompanhados de títulos, resumos e palavras-chaves em português e em inglês. Esse critério se aplica também para resenhas.

10.1 O resumo deve ser estruturado seguindo o previsto na ABNT NBR 6028. O texto do resumo deve conter, no máximo, 250 palavras e os seguintes elementos devem, obrigatoriamente, estar presentes: finalidade/objetivo, metodologia, resultados ou conclusões.

10.2 Os resumos devem ser seguidos de 3 a 5 palavras-chaves. As palavras selecionadas devem ser termos que representem a temática do artigo.

11. Durante a submissão no sistema, as informações sobre autoria devem ser incluídas no campo Resumo da Biografia, que fica na seta azul ao lado do nome dos autores. O seguinte modelo deve ser seguido: Nome e sobrenome, instituição de vínculo, cidade, estado e país, cargo profissional (se possuir), titulação acadêmica (Doutorado, Mestrado e Graduação), ID ORCID, e-mail.

11.1 Em caso de artigos com mais de um autor, é necessário incluir um curto parágrafo, no campo Resumo da Biografia, contendo a contribuição de cada autor para o artigo. O exemplo a seguir pode ser seguido: Autor 1, Pesquisa bibliográfica, Pesquisa empírica, Análise de dados. Autor 2, Análise de Dados, Redação, Ilustrações. Autor 3, Redação e revisão. Caso todos os autores tenham desempenhado funções iguais, basta repetir as funções. 

12. O autor do artigo, ou ao menos um dos autores em caso de artigos com mais de um autor, deve possuir titulação de Doutor ou Doutorando.

13. A Antropolítica não cobra nenhum valor referente à avaliação e publicação de artigos e resenhas submetidos.

14. Em caso de dúvidas os autores podem escrever para: antropoliticauff@gmail.com

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.