Telenovela e Recepção: Um estudo sobre o público masculino universitário

Autores

  • Alessandra Pinto de Carvalho Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Andreza Patricia Almeida dos Santos Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v12i3.10130

Palavras-chave:

Telenovela, Recepção, Etnografia, Homens, Universidade

Resumo

Espaço privilegiado para se pensar a cultura brasileira, a telenovela se destaca como fonte inesgotável de apropriações. Cientes da importância de se entender os usos feitos por diversos segmentos sociais, geracionais e regionais, este ensaio explora – a partir de uma abordagem etnográfica baseada na análise de Gluckman e da aplicação de questionário de hábitos televisivos e consumo de telenovela – um pouco da relação estabelecida entre a telenovela e o público masculino universitário. Analisamos como, em um universo acadêmico, se constroem formas de interação e de amizade a partir desse formato televisivo.

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Biografia do Autor

  • Alessandra Pinto de Carvalho, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
    Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2003), , mestra em Comunicação Científica e Tecnológica pela Universidade Metodista de São Paulo (1996), graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Pará (1993). Professora adjunta do curso de jornalismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro desde 2010.
  • Andreza Patricia Almeida dos Santos, Universidade de São Paulo
    Mestra em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e bacharela em Jornalismo também pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atualmente, é doutoranda em Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo

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Publicado

2018-12-31

Como Citar

Telenovela e Recepção: Um estudo sobre o público masculino universitário. (2018). Mídia E Cotidiano, 12(3), 329-348. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v12i3.10130