Telenovela e Recepção: Um estudo sobre o público masculino universitário

Autores

  • Alessandra Pinto de Carvalho Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Andreza Patricia Almeida dos Santos Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v12i3.10130

Palavras-chave:

Telenovela, Recepção, Etnografia, Homens, Universidade

Resumo

Espaço privilegiado para se pensar a cultura brasileira, a telenovela se destaca como fonte inesgotável de apropriações. Cientes da importância de se entender os usos feitos por diversos segmentos sociais, geracionais e regionais, este ensaio explora – a partir de uma abordagem etnográfica baseada na análise de Gluckman e da aplicação de questionário de hábitos televisivos e consumo de telenovela – um pouco da relação estabelecida entre a telenovela e o público masculino universitário. Analisamos como, em um universo acadêmico, se constroem formas de interação e de amizade a partir desse formato televisivo.

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Biografias Autor

Alessandra Pinto de Carvalho, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2003), , mestra em Comunicação Científica e Tecnológica pela Universidade Metodista de São Paulo (1996), graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Pará (1993). Professora adjunta do curso de jornalismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro desde 2010.

Andreza Patricia Almeida dos Santos, Universidade de São Paulo

Mestra em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e bacharela em Jornalismo também pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atualmente, é doutoranda em Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo

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Publicado

2018-12-31

Como Citar

Carvalho, A. P. de, & Santos, A. P. A. dos. (2018). Telenovela e Recepção: Um estudo sobre o público masculino universitário. Mídia E Cotidiano, 12(3), 329-348. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v12i3.10130