TEORIAS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS, JACQUES RANCIÈRE E A “SUBJETIVAÇÃO POLÍTICA”: NOÇÕES DE AGÊNCIA, SUJEITO E POLÍTICA SOB A PERSPECTIVA ESTÉTICA DA “CENA DE DISSENSO”

Autores

  • Lucas Henrique Nigri Veloso UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

DOI:

https://doi.org/10.22409/ppgmc.v12i3.27111

Palavras-chave:

política, subjetivação, estética, cena de dissenso, movimentos sociais

Resumo

O presente artigo procura apresentar uma crítica às noções de agência, sujeito e política que edificam algumas teorias sociológicas de movimentos sociais a partir do conceito de “subjetivação política” de Jacques Rancière. Para tanto, a primeira parte do artigo apresenta uma revisão de importantes conceitos que norteiam algumas das teorias dos movimentos sociais de forma a identificar, em contraste com o pensamento de Jacques Rancière, pressupostos e modelos de sujeito que são tomados como dados ou necessários para a própria operacionalização das teorias supracitadas. Na segunda e última parte do artigo, apresentamos a descrição de uma “cena de dissenso”, tal como promovida pela luta antimanicomial de Minas Gerais. A partir desta cena, almejamos corporificar tanto a problematização teórica anteriormente realizada sobre movimentos sociais quanto os próprios conceitos de “dano”, “desentendimento” e “desidentificação” que sustentam o processo de “subjetivação política” de Rancièr.

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Publicado

2018-12-31

Como Citar

Nigri Veloso, L. H. (2018). TEORIAS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS, JACQUES RANCIÈRE E A “SUBJETIVAÇÃO POLÍTICA”: NOÇÕES DE AGÊNCIA, SUJEITO E POLÍTICA SOB A PERSPECTIVA ESTÉTICA DA “CENA DE DISSENSO”. Mídia E Cotidiano, 12(3), 88-106. https://doi.org/10.22409/ppgmc.v12i3.27111